Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Curso FIC Reparador de Eletrodométicos

Escrito por Campus Novo Hamburgo | Publicado: Terça, 13 de Outubro de 2020, 18h19 | Última atualização em Sexta, 01 de Março de 2024, 11h05 | Acessos: 54212

 

Inscreva-se agora mesmo!

 

• Quer aprender sobre eletricidade e eletrônica?
• Quer ter uma profissão?
• Está procurando por novas fontes de renda?
• Quer abrir a sua própria empresa de manutenção de eletrodomésticos?
• Quer aprender a consertar seus próprios eletrodomésticos?
• Quer fazer um curso em uma escola pública federal, 100% gratuita?

 

Se você respondeu sim para qualquer uma destas perguntas este é o seu curso: Curso Reparador de Eletrodomésticos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

O Instituto Federal é uma instituição pública, federal, 100% gratuita, com mais de cem anos de experiência na formação profissionalizante no Brasil.

 

Informações gerais

Período de inscrições: 01/03/2024 a 01/10/2024.

Início do Curso: 01 de abril de 2024.
Fim do Curso: 30 de novembro de 2024.
Carga horária do Curso: 200 horas.
Vagas: 500.
Classificação: Ordem de Inscrição.

O estudante inscrito ao curso terá sua matrícula cancelada (excluído da plataforma) caso não o acesse até 01 de novembro de 2024.

Curso ofertado anualmente, através da plataforma Moodle.

Na inscrição indique corretamente o seu e-mail e o de seu uso mais comum, pois por ele você receberá o link de acesso ao curso e orientações.

Cada pessoa tem que ter um e-mail único, portanto você não pode fazer a inscrição de mais de uma pessoa com o mesmo e-mail.

Pré-requisito para inscrição ao curso: ter no mínimo 18 anos e o 5º ano do Ensino Fundamental.

 

banner

 

Objetivos

Por meio da capacitação em segurança do trabalho, eletricidade, eletrônica, técnicas de manutenção e empreendedorismo, o concluinte do curso Reparador de Eletrodomésticos do Instituto Federal poderá realizar reparo dos seus próprios eletrodomésticos, aumentar sua renda familiar ou tornar-se um empreendedor, seguindo procedimentos, legislação e normas técnicas, ambientais, de saúde e segurança.

 

Carga horária: 200 horas

Código do MEC: 221312

 

 

Conteúdo

Tópico 1: Segurança no Reparo de Eletrodomésticos.
Estudo sobre a segurança no trabalho. Busca de compreensão dos métodos de prevenção de acidentes do trabalho. A construção de saberes sobre identificação dos riscos ambientais e profissionais. Investigação sobre os equipamentos de proteção individual e coletiva. Desenvolvimento de técnicas, habilidades no combate e prevenção de incêndios bem como conhecimentos para trabalhar com equipamentos e instrumentos elétricos. Uso, com segurança, da energia elétrica contínua e alternada no dia a dia da profissão de Reparador de Eletrodomésticos.

Tópico 2: Matemática para reparadores de eletrodomésticos.
Estudo sobre operações fundamentais com números e frações. Busca de compreensão sobre medição de comprimento, regra de três e proporcionalidade. Construção de saberes sobre porcentagem. Investigação sobre potenciação e radiciação. Desenvolvimento de técnicas, habilidades e conhecimentos para o cálculo de área e volume. Uso de múltiplos e submúltiplos

Tópico 3: Conceitos fundamentais de Eletricidade e Eletrônica I.
Estudo sobre a estrutura do átomo, carga elétrica, eletrostática e eletrização dos corpos. Busca de compreensão sobre tensão, corrente e resistência elétrica, seus múltiplos e submúltiplos. A construção de saberes sobre as diversas fontes de energia elétrica e os diferentes tipos de resistores e suas utilizações. Investigação sobre os circuitos elétricos, suas leis e convenções. Investigação sobre condutores e isolantes, energia e potência elétrica. Desenvolvimento de técnicas, habilidades e conhecimentos para trabalhar com equipamentos que consomem energia elétrica de alta, média e baixa potência. Uso da energia elétrica contínua e alternada no dia a dia da profissão de Reparador de eletrodomésticos.

Tópico 4: Conceitos fundamentais de Eletricidade e Eletrônica II.
Estudo sobre magnetismo, eletromagnetismo e suas aplicações. Identificação dos componentes indutor e capacitor, suas características e uso nos equipamentos. Compreensão de dispositivos que utilizam indutores e capacitores, tais como transformadores, relés e motores. Estudo dos princípios de potência em corrente alternada e orientação sobre como calculá-la. Desenvolvimento de cálculos para dimensionamento de transformadores e motores. Identificação dos principais tipos de motores em corrente contínua e corrente alternada monofásica utilizados em eletrodomésticos. Fundamentação de ligações de motores de indução monofásicos.

Tópico 5: Conceitos fundamentais de Eletricidade e Eletrônica III.
Estudo sobre os principais componentes eletrônicos e suas aplicações. Identificação dos componentes diodo e transistor, seus tipos, suas caraterísticas e uso nos equipamentos. Estudo dos principais circuitos e montagens aplicados a fontes de alimentação,incluindo retificadores e princípio de fontes chaveadas. Compreensão de sinais analógicos e digitais, suas diferenças, vantagens e desvantagens.

Tópico 6: Soldagem e dessoldagem de componentes eletrônicos.
Estudo sobre soldagem e dessoldagem de componentes eletrônicos. Principais ferramentas utilizadas nestes processos. Técnicas de soldagem e dessoldagem de componentes eletrônicos de uma placa de circuito impresso (PCI), e equipamentos de proteção coletiva e individual que podem ser utilizados nesses processos.

Tópico 7: Principais instrumentos de Medida utilizadas no reparo de eletrodomésticos.
Estudo sobre instrumentos de medidas e testes. Definição de instrumentação de corrente, tensão e resistência elétrica em um circuito elétrico utilizando um multímetro. Busca de compreensão de graus de proteção do multímetro e segurança no dia a dia da profissão de Reparador de Eletrodomésticos.

Tópico 8: Principais ferramentas e materiais utilizados no reparo de eletrodomésticos.
Estudo sobre os tipos de emendas aplicadas em instalações elétricas. Busca de compreensão das técnicas de como realizar emendas de qualidade, da técnica de soldagem e de isolação de emendas. Definição dos tipos de conectores disponíveis no mercado para a realização de conexões elétricas e segurança.

Tópico 9: Emendas ou Conexões.
Estudo sobre os testes realizados em componentes eletrônicos para verificar a sua integridade. Detalhamento de funcionamento do teste de continuidade. Orientação sobre aplicação de teste em: fusíveis, condutores elétricos, trilhas, resistores, chaves e interruptores, capacitores, diodos, indutores, reostato, varistor e motores monofásicos.

Tópico 10: Como testar os principais componentes elétricos eletrônicos.
Estudo sobre as principais ferramentas e materiais utilizados para o reparo de eletrodomésticos. Busca por estimar e compreender as ferramentas e materiais que o profissional irá utilizar durante suas atividades. Construção de estimativas do custo de uma caixa de ferramentas para o profissional.

Tópico 11: Fundamentos da manutenção: preventiva/preditiva/corretiva.
Estudo sobre os tipos de manutenção que devem ser realizados nos equipamentos. Definição de métodos e processos para garantir a eficiência dos serviços prestados. Caracterização e diferenciação de metodologias de manutenção em preventiva, preditiva e corretiva. Compreensão de peculiaridades e necessidade de aplicação de cada tipo de manutenção.

Tópico 12: Principais defeitos em eletrodomésticos. Técnicas de detecção/diagnóstico de defeitos em equipamentos.
Estudo sobre o princípio de funcionamento de eletrodomésticos. Busca de compreensão de manutenção e uso correto de equipamentos, de forma a garantir o bom funcionamento, a segurança, a eficiência e a durabilidade das máquinas. Detalhamento de conhecimentos para a detecção e diagnóstico de falhas em eletrodomésticos. Desenvolvimento de técnicas, habilidades e conhecimentos para efetuar a manutenção com excelência.

Tópico 13: Princípio de funcionamento e como consertar micro-ondas
Estudo sobre o princípio de funcionamento dos fornos de micro-ondas. Construção de saberes sobre as diversas técnicas de diagnóstico de defeito em micro-ondas. Investigação sobre os circuitos elétricos presentes nos micro-ondas. Investigação sobre os principais defeitos em aparelhos de micro-ondas. Desenvolvimento de técnicas, habilidades e conhecimentos para efetuar a manutenção segura em fornos de micro-ondas no dia a dia da profissão de Reparador de Eletrodomésticos.

Tópico 14: Princípio de funcionamento e como consertar ventiladores
Estudo sobre o princípio de funcionamento dos ventiladores. Construção de saberes sobre as diversas técnicas de diagnóstico de defeito em ventiladores. Detalhamento de circuitos elétricos presentes nos ventiladores. Investigação sobre os principais defeitos em ventiladores. Desenvolvimento de técnicas, habilidades e conhecimentos para efetuar a manutenção segura em ventiladores no dia a dia da profissão de Reparador de Eletrodomésticos.

Tópico 15: Princípio de funcionamento e como consertar controles remotos
Estudo sobre o princípio de funcionamento de controles remotos. Construção de saberes sobre as diversas técnicas de diagnóstico de defeito em controles remotos. Detalhamento sobre componentes e seu funcionamento em controles remotos. Investigação sobre os principais defeitos e desenvolvimento de técnicas, habilidades e conhecimentos para efetuar a manutenção em controles remotos no dia a dia da profissão de Reparador de Eletrodomésticos.

Tópico 16: Princípio de funcionamento e como consertar equipamentos com motor (Batedeiras, Liquidificadores, Aspiradores de pó, secadora de roupas, Secadores de cabelo)
Estudo sobre o princípio de funcionamento de aspiradores de pó, secadoras de roupas, liquidificadores e secadores de cabelo. Construção de saberes sobre as diversas técnicas de diagnóstico de defeito em aspiradores de pó, secadoras de roupas, liquidificadores e secadores de cabelo. Investigação sobre os circuitos elétricos presentes em aspiradores de pó, secadoras de roupas, liquidificadores e secadores de cabelo. Investigação sobre os principais defeitos em aspiradores de pó, secadoras de roupas, liquidificadores e secadores de cabelo. Desenvolvimento de técnicas, habilidades e conhecimentos para efetuar a manutenção segura em aspiradores de pó, secadoras de roupas, liquidificadores e secadores de cabelo no dia a dia da profissão de Reparador de Eletrodomésticos.

Tópico 17: Princípio de funcionamento e como consertar equipamentos de aquecimento (ferro de passar, torradeiras, fornos, cafeteiras, aquecedores, chuveiros, jarra elétrica)
Estudo sobre o princípio de funcionamento de eletrodomésticos que utilizam o efeito joule como principal fenômeno de seu funcionamento: jarras elétricas, chuveiros, torradeiras, fornos, aquecedores, cafeteiras e ferro de passar roupas. Busca de compreensão dos sistemas de controle e proteção desses dispositivos. Detalhamento de conhecimentos para a detecção e diagnóstico de falhas em eletrodomésticos aquecedores.

Tópico 18: Princípio de funcionamento e como consertar geladeira, ar condicionado e lavadoras de roupas
Estudo sobre o princípio de funcionamento de refrigeradores e condicionadores de ar. Busca de compreensão dos sistemas de controle e proteção desses dispositivos. Detalhamento de conhecimentos para a detecção e diagnóstico de falhas eletroeletrônicas em eletrodomésticos refrigeradores.

Tópico 19: Noções de Empreendedorismo – Como gerenciar o seu negócio
Busca de compreensão sobre abertura de um negócio e sua formalização. Reflexão sobre as vantagens de ser um MEI – microempreendedor individual. Estudo de planejamento e gerenciamento do negócio, práticas usuais e de sucesso em: administração de recursos humanos, administração das operações e custos e orçamentos de uma empresa prestadora de serviços de assistência técnica em eletrodomésticos.

Tópico 20: Noções de Empreendedorismo – Ética e cidadania
Busca de compreensão sobre abertura de um negócio e sua formalização. Reflexão sobre as vantagens de ser um MEI – microempreendedor individual. Estudo de planejamento e gerenciamento do negócio, práticas usuais e de sucesso em: administração de recursos humanos, administração das operações e custos e orçamentos de uma empresa prestadora de serviços de assistência técnica em eletrodomésticos.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página