Projetos de Pesquisa
Prefixos, sufixos e consciência morfológica: um mapeamento nos livros didáticos de inglês do PNLD à luz da BNCC
EDITAL PROPESP 05-2025 - BOLSAS, CUSTEIO E INVESTIMENTO- PROJETO DE PESQUISA
Este projeto tem como objetivo analisar como a formação de palavras por prefixação e sufixação é abordada nos livros didáticos de Língua Inglesa aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), voltados ao Ensino Fundamental II e ao Ensino Médio, a partir da habilidade EF08LI13 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O problema central da pesquisa é: de que modo os livros didáticos contemplam, em seus textos e atividades, o desenvolvimento da consciência morfológica dos estudantes, com foco na compreensão e uso de prefixos e sufixos em inglês? Parte-se da hipótese de que, embora a habilidade esteja prevista na BNCC, sua abordagem nos livros pode ser limitada ou pouco sistemática. A fundamentação teórica se apoia nos estudos de Bauer (2023) e Bauer e Nation (2023), que destacam a importância da produtividade morfológica e da consciência morfológica para a ampliação lexical em língua adicional. A metodologia adotada será qualitativa e documental, com análise de conteúdo dos livros selecionados nos editais mais recentes do PNLD (2024 para o Ensino Fundamental e 2026 para o Ensino Médio). Espera-se, como resultado, mapear o tratamento didático dado à formação de palavras, identificar lacunas e boas práticas, além de contribuir para reflexões sobre a melhoria do ensino de vocabulário em inglês como língua adicional no contexto brasileiro. O impacto esperado inclui subsidiar professores, autores e avaliadores de materiais didáticos com dados relevantes sobre a abordagem morfológica nos livros utilizados em larga escala na educação básica.
Coordenadora: Camila de Bona
FREQUÊNCIA LEXICAL NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DE INGLÊS DO E-TEC IDIOMAS - FASE 2
EDITAL PROPESP 06-2024 - BOLSAS, CUSTEIO E INVESTIMENTO- PROJETO DE PESQUISA
Pesquisas recentes sugerem que palavras de alta frequência devem ser priorizadas no processo de aprendizagem de vocabulário em uma língua estrangeira. No entanto, as frequências lexicais em livros didáticos, que são, em geral, o material mais utilizado por aprendizes, diferem daquelas encontradas em grandes corpora (NATION, 2011; SAKATA, 2019). O objetivo deste projeto é analisar a frequência lexical de verbos, nomes e adjetivos presentes nas apostilas do e-Tec Idiomas, mais especificamente nas apostilas de Inglês do Módulo II, comparativamente a um corpus representativo dessa língua. Este estudo é continuidade da análise realizada no projeto de pesquisa contemplado pelo edital 09/2022 da PROPESP, no qual foram analisados os itens lexicais presentes nas apostilas de Módulo I. Portanto, para esta segunda fase da pesquisa, a análise lexical será ampliada, contemplando tanto as palavras do Módulo I quanto as do Módulo II. Faz-se importante ressaltar que esta proposta tem relevância para o ensino de línguas quando se propõe a analisar linguisticamente um material didático utilizado em instituições públicas brasileiras, o qual está disponível de forma gratuita a toda a população. O referencial teórico tem como base pesquisas realizadas por Nation (2006, 2011), Criado e Sánchez (2012), Norberg e Nordlund (2018) e Sakata (2019). A metodologia de pesquisa centrar-se-á em: i) levantamento de publicações atualizadas relacionadas à área; ii) coleta de dados nos materiais didáticos; iii) análise dos resultados no que tange à frequência lexical. Em consonância com a pesquisa empreendida nas apostilas do Módulo I, o corpus de referência a ser utilizado será o Corpus of Contemporary American English (COCA Corpus); ademais, utilizaremos novamente o software estatístico R para a análise quantitativa. A execução da pesquisa criará espaço para que sejam discutidas metodologias adequadas para a extração dos dados de frequência em livros didáticos de línguas adicionais, além de ajudar a propor melhorias no material do e-Tec Idiomas.
Coordenadora: Camila de Bona
Mundo encantado do negro: a cultura popular pela obra do artista Carlos Aberto de Oliveira na cidade de Novo Hamburgo
EDITAL PROPESP 06-2024 - BOLSAS, CUSTEIO E INVESTIMENTO- PROJETO DE PESQUISA
O objetivo desta pesquisa é analisar obras do artista Carlos Alberto de Oliveira para compor historiograficamente parte da cultura popular da cidade de Novo Hamburgo-RS. O problema de pesquisa é: A partir do conceito de circularidade cultural, como Carlos Alberto de Oliveira representa em sua obra o mundo do trabalho no contexto socioeconômico da cidade? A hipótese é que a obra de Carlos Alberto de Oliveira traz uma visão de mundo imersa numa racionalidade democrática e igualitária, que se contrapõe a cidade fundada no mito da prosperidade dada exclusivamente pela colonização alemã. A metodologia de pesquisa está estruturada em um conjunto de atividades de caráter científico e educativo, a partir da pesquisa teórica e bibliográfica, assim como, da análise de cinco obras do autor, entendidas como documentos históricos. Espera-se como resultado, a contribuição historiográfica a partir da análise da obra de Carlos Alberto de Oliveira, para fortalecer as manifestações da cultura popular na cidade.
Coordenador: Rodrigo Dias
RECICLAPOL – Protótipo para reciclagem de polímeros para aplicação em processos de impressão 3D
EDITAL PROPESP 05-2025 - BOLSAS, CUSTEIO E INVESTIMENTO- PROJETO DE PESQUISA
A crescente preocupação ambiental com o acúmulo de resíduos plásticos tem impulsionado a investigação sobre a reutilização de materiais poliméricos. Nesse contexto, a reciclagem de polímeros surge como uma alternativa promissora, permitindo não apenas a redução do impacto ambiental, mas também o aproveitamento econômico de resíduos que, de outra forma, seriam descartados. Materiais poliméricos, após o uso, frequentemente tornam-se resíduos sólidos urbanos, contribuindo para os problemas ambientais relacionados ao acúmulo de plásticos. A reutilização desses polímeros por meio de reciclagem e reprocessamento para gerar novos filamentos para impressão 3D oferece uma via viável para a redução de impactos ambientais. A impressão 3D tem se destacado como uma tecnologia versátil, eficiente e com grande potencial de aplicação em áreas como engenharia. A reciclagem de polímeros para impressão 3D pode ser feita por processos mecânicos, químicos ou energéticos, sendo a reciclagem mecânica a mais comum. A metodologia proposta segue sete fases, começando pela pesquisa teórica e levantamento de requisitos sobre extrusão de polímeros e controle de sistemas. Em seguida, é feita a modelagem CAD do dispositivo e a construção do sistema mecânico. Depois, desenvolve-se o sistema eletrônico de controle com microcontroladores. Na fase seguinte, o sistema completo é testado e ajustado para garantir a qualidade do filamento. Por fim, os resultados são avaliados, documentados e divulgados em eventos científicos e publicações. Logo, este projeto visa desenvolver um dispositivo capaz de cortar e extrudar garrafas PET, convertendo-as em filamento utilizável em impressoras 3D. Esta iniciativa promove a economia circular e estimula a inovação tecnológica. Espera-se criar um dispositivo portátil e econômico para reciclagem de garrafas PET, incentivando a integração dos docentes das diversas áreas, incentivando a pesquisa entre os alunos e fomentar o uso de tecnologia nacional através da divulgação dos resultados na comunidade acadêmica.
Coordenador: Joel da Silva Rodrigues
NH em contos: assim se escreve uma cidade - anos 60
EDITAL PROPESP 05-2025 - BOLSAS, CUSTEIO E INVESTIMENTO- PROJETO DE PESQUISA
O presente projeto tem como problema de pesquisa o seguinte questionamento: é possível trabalhar a autoria de contos sobre a cidade com estudantes do ensino médio integrado ao técnico? A hipótese para essa questão é que a arte literária deve estar presente no espaço escolar em suas duas faces: a leitura e a escrita, de modo que os/as estudantes possam exercitar a escrita de textos com viés artísticos durante o ensino médio profissionalizante, assumindo a autoria de criações literárias como uma habilidade a ser aprendida e exercida ao longo de sua formação. Essa pesquisa, portanto, tem como objetivo estudar e promover a prática da escrita criativa de contos por estudantes do ensino médio integrado ao técnico, tendo como fonte de inspiração para as histórias narradas notícias do jornal NH da década de 60 do século XX, momento inicial desse periódico. Assim, pretende-se analisar o exercício da autoria entre os estudantes e instigar uma reflexão, mediada pelo texto literário, sobre a cidade e a sua memória. A metodologia será constituída, primeiramente, do estudo de textos teóricos sobre a escrita criativa por jovens estudantes e sobre a autoria de contos. Em um segundo momento, será realizada pesquisa no acervo histórico municipal, especificamente no jornal NH dos anos 60 do século passado, para proceder à seleção de enredos e, então, iniciar a escrita dos contos autorais. Após o período de prática da escrita criativa, o trabalho será dedicado à compilação e à finalização artística do material produzido. Espera-se, com isso, contribuir para o fortalecimento da cultura local mediante a formação de jovens autores/as narradores/as de seu próprio território, promovendo o protagonismo, a autoria e a criticidade.
Coordenadora: Carla Cristiane Martins Vianna
Minipotenciostato II – desenvolvimento de dispositivo eletrônico portátil para medição de diferentes níveis de açúcar em líquidos
EDITAL PROPESP 06-2024 - BOLSAS, CUSTEIO E INVESTIMENTO- PROJETO DE PESQUISA
Os avanços na ciência de materiais, nanofabricação, biologia molecular e imunologia têm apoiado a geração contínua de novos biossensores eletroquímicos capazes de detectar uma grande quantidade de substâncias biológicas de interesse na medicina. Dispositivos do tipo Point-of-Care (POC), utilizados para detecção de biomarcadores, exigem técnicas fáceis de utilização, devem estar prontamente disponíveis, devem possuir baixo custo e deve possuir tempos de respostas rápidos. Os dispositivos POC são aparelhos portáteis que realizam testes fora do ambiente laboratorial, estando o equipamento junto ao paciente ou próximo deste. Vários grupos de pesquisa abraçaram a tarefa de desenvolver potenciostatos portáteis de baixo custo com capacidade para EIS, que podem estar disponíveis ao público em geral para sua replicação e adaptação às suas próprias necessidades. O presente trabalho tem por objetivo desenvolver um dispositivo eletrônico, portátil, de baixo custo, capaz de fazer medidas de diferentes níveis de açúcar em líquidos através de impedância eletroquímica.
Coordenador: Joel da Silva Rodrigues
Implementação de Sistema de Controle de Monitoramento em braço robótico
Realizando-se retrofit em braço robótico, busca-se que o campus obtenha uma ferramenta didática operante para suas atividades, assim como, uma ferramenta para o desenvolvimento de pesquisa para os docentes, discentes e técnicos administrativos interessados. Para isso, são esperadas etapas de reforma da parte mecânica, desenvolvimento de uma placa eletrônica responsável pelo acionamento e controle dos motores presentes no braço robótico, utilização de simulação para validar técnicas de controle para posterior implementação das mesmas e desenvolvimento da uma interface gráfica para monitoramento e especificação de parâmetros. Tendo ao término do projeto um equipamento que possui tanto um viés didático tanto uma planta para desenvolvimento de pesquisas na área de robótica.
Coordenador: Gabriel de Borba Luche
Equipe de pesquisadores
Docentes: Yuri Valadão, Cássio Dauber e Richard Martins.
Discente: Leonardo Martineli.
Duração: outubro de 2017 a setembro de 2018.
DSMP: Solução Didática de Integração de Processos Mecatrônicos
Cada vez mais busca-se a inserção do estudante em situações similares as quais ele irá se deparar durante sua vida profissional, para isso, e também visando uma integração entre teoria e prática, propõe-se neste projeto o planejamento, elaboração e execução de uma bancada didática voltada a área de integração de processos mecatrônicos industriais. A qual será utilizada como recurso didático em diversos conteúdo da área das engenharias, como por exemplo, sistemas supervisórios, eletropneumática, instrumentação e controladores lógicos programáveis. Todavia, observa-se que os preços de equipamentos similares são de alto vulto e em muitas situações esse fator inviabiliza a aquisição do equipamento nas instituições de ensino. Este projeto pretende desenvolver alternativa de equipamento para utilização em ambientes de ensino para apoio das atividades práticas, de forma a sua produção/confecção ser mais em conta que os equipamentos disponíveis no mercado. Em seguida, ocorrerá a proposição de modelo de projeto estrutural, eletrônico e eletropneumático ponderando aspectos construtivos e de custo. Após será elaborado um protótipo e testes de funcionamento executados. Por fim, um relatório/cartilha será elaborado para servir de referência a interessados em reproduzir a proposta bem como aplicá-la em espaço didático. Espera-se ter ao fim desse empreendimento um modelo de equipamento didático de banca pedagógica de baixa custo com referência documental para sua reprodução por outras pessoas havendo o interesse.
Coordenador: Yuri das Neves Valadão
Equipe de pesquisadores
Docentes: Gabriel Borba de Luche, Rafael Gustavo Schreiber e Richard Silva Martins.
Discentes: Luiz Felipe Cola Dieder, Wesley Vinícius Flôres Terres .
Duração: agosto de 2017 a julho de 2018
O letramento literário em estudantes de um curso técnico subsequente
Quando se trata de formação de leitor, raramente associamos o processo formativo de uma pessoa como leitora à idade adulta, pois o senso comum, inclusive de professores de língua materna, percebe a formação leitora como uma possibilidade da educação básica. E os alunos de um curso técnico subsequente como responderiam a uma proposta de ação de formação de leitores? Para responder a essa questão, a presente pesquisa pretende socializar livros de crônicas de autores brasileiros no intuito de investigar se há a possibilidade de formar leitores após o aluno ter passado pelo ensino básico. Nesse sentido, visa ainda estudar a recepção do gênero crônica em diferentes estudantes: o leitor e o não leitor. Para tanto, a metodologia de trabalho será constituída de diferentes etapas: na primeira, serão aplicados questionários para descobrir o perfil leitor ─ ou não leitor─, do aluno, na segunda serão ofertados periodicamente livros de crônicas para os alunos e, concomitantemente, serão estudados artigos sobre a formação de leitores e o papel da escola, em um terceiro momento, serão realizados novamente questionários para interpretação dos efeitos do acesso ao livro facilitado pela pesquisa. Como resultado desse processo, pretende-se contribuir, de algum modo, para os estudos de formação de leitores e, principalmente, para uma formação humanística dos estudantes do câmpus Novo Hamburgo.
Coordenadora: Carla Cristiane Martins Vianna
Discente pesquisadora: Luciana Andréia Ponciano
Duração: maio a dezembro de 2016.
Redes Sociais