Projetos de Pesquisa
Implementação de Sistema de Controle de Monitoramento em braço robótico
Realizando-se retrofit em braço robótico, busca-se que o campus obtenha uma ferramenta didática operante para suas atividades, assim como, uma ferramenta para o desenvolvimento de pesquisa para os docentes, discentes e técnicos administrativos interessados. Para isso, são esperadas etapas de reforma da parte mecânica, desenvolvimento de uma placa eletrônica responsável pelo acionamento e controle dos motores presentes no braço robótico, utilização de simulação para validar técnicas de controle para posterior implementação das mesmas e desenvolvimento da uma interface gráfica para monitoramento e especificação de parâmetros. Tendo ao término do projeto um equipamento que possui tanto um viés didático tanto uma planta para desenvolvimento de pesquisas na área de robótica.
Coordenador: Gabriel de Borba Luche
Equipe de pesquisadores
Docentes: Yuri Valadão, Cássio Dauber e Richard Martins.
Discente: Leonardo Martineli.
Duração: outubro de 2017 a setembro de 2018.
DSMP: Solução Didática de Integração de Processos Mecatrônicos
Cada vez mais busca-se a inserção do estudante em situações similares as quais ele irá se deparar durante sua vida profissional, para isso, e também visando uma integração entre teoria e prática, propõe-se neste projeto o planejamento, elaboração e execução de uma bancada didática voltada a área de integração de processos mecatrônicos industriais. A qual será utilizada como recurso didático em diversos conteúdo da área das engenharias, como por exemplo, sistemas supervisórios, eletropneumática, instrumentação e controladores lógicos programáveis. Todavia, observa-se que os preços de equipamentos similares são de alto vulto e em muitas situações esse fator inviabiliza a aquisição do equipamento nas instituições de ensino. Este projeto pretende desenvolver alternativa de equipamento para utilização em ambientes de ensino para apoio das atividades práticas, de forma a sua produção/confecção ser mais em conta que os equipamentos disponíveis no mercado. Em seguida, ocorrerá a proposição de modelo de projeto estrutural, eletrônico e eletropneumático ponderando aspectos construtivos e de custo. Após será elaborado um protótipo e testes de funcionamento executados. Por fim, um relatório/cartilha será elaborado para servir de referência a interessados em reproduzir a proposta bem como aplicá-la em espaço didático. Espera-se ter ao fim desse empreendimento um modelo de equipamento didático de banca pedagógica de baixa custo com referência documental para sua reprodução por outras pessoas havendo o interesse.
Coordenador: Yuri das Neves Valadão
Equipe de pesquisadores
Docentes: Gabriel Borba de Luche, Rafael Gustavo Schreiber e Richard Silva Martins.
Discentes: Luiz Felipe Cola Dieder, Wesley Vinícius Flôres Terres .
Duração: agosto de 2017 a julho de 2018
O letramento literário em estudantes de um curso técnico subsequente
Quando se trata de formação de leitor, raramente associamos o processo formativo de uma pessoa como leitora à idade adulta, pois o senso comum, inclusive de professores de língua materna, percebe a formação leitora como uma possibilidade da educação básica. E os alunos de um curso técnico subsequente como responderiam a uma proposta de ação de formação de leitores? Para responder a essa questão, a presente pesquisa pretende socializar livros de crônicas de autores brasileiros no intuito de investigar se há a possibilidade de formar leitores após o aluno ter passado pelo ensino básico. Nesse sentido, visa ainda estudar a recepção do gênero crônica em diferentes estudantes: o leitor e o não leitor. Para tanto, a metodologia de trabalho será constituída de diferentes etapas: na primeira, serão aplicados questionários para descobrir o perfil leitor ─ ou não leitor─, do aluno, na segunda serão ofertados periodicamente livros de crônicas para os alunos e, concomitantemente, serão estudados artigos sobre a formação de leitores e o papel da escola, em um terceiro momento, serão realizados novamente questionários para interpretação dos efeitos do acesso ao livro facilitado pela pesquisa. Como resultado desse processo, pretende-se contribuir, de algum modo, para os estudos de formação de leitores e, principalmente, para uma formação humanística dos estudantes do câmpus Novo Hamburgo.
Coordenadora: Carla Cristiane Martins Vianna
Discente pesquisadora: Luciana Andréia Ponciano
Duração: maio a dezembro de 2016.
Redes Sociais