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Saiba como fazer sua matrícula no Balcão Digital

Escrito por Campus Novo Hamburgo | Publicado: Sexta, 04 de Fevereiro de 2022, 15h41 | Última atualização em Quinta, 17 de Fevereiro de 2022, 11h19 | Acessos: 5010

O primeiro passo para fazer sua matrícula via Balcão Digital é criar uma conta no GOV.BR, conforme instruções abaixo. Se você já possui uma conta no GOV.BR, vá direto para Efetuar Matrícula Online.

Também está disponível uma versão em PDF dos tutoriais, com imagens das telas do GOV.BR. Clique aqui para acessar a versão ilustrada.

 

Cadastro no GOV.BR

Passo 1 - Acessar o site https://www.gov.br/ e clicar na opção “Entrar” no canto superior direito.

Passo 2 - Clique na opção “Crie sua conta gov.br” (computador) ou “Crie sua conta” (dispositivo móvel).

Passo 3 - Dentre as opções selecionar “Número do CPF”.

Passo 4 - Preencha o número do CPF e nome completo (conforme consta no cadastro da Receita Federal) e marque as opções “Li e estou de acordo com os Termos de uso” e “Não sou um robô”, e clicar em Avançar.

Passo 5 - Escolha as opções corretas para as perguntas referentes às suas informações pessoais e clique em Avançar.

Passo 6 - Escolha uma das opções para receber o código de confirmação e clique em avançar.

Passo 7 - Insira o código recebido por e-mail ou SMS e clique em avançar.

Passo 8 - Escolha uma senha de acesso ao gov.br, repita a mesma senha e clique em concluir.

\o/ Pronto! Você finalizou seu acastro no GOV.BR. Agora vamos para o passo a passo para a matrícula on-line.

 

Efetuar Matrícula Online

Passo 1 - Acesse o site https://www.gov.br/ e clique na opção “Entrar” no canto superior direito.

Passo 2 - Acesse sua conta utilizando o número do CPF e senha cadastrada no gov.br.

Passo 3 - Acesse um dos links abaixo, de acordo com a modalidade de ensino.

- Matricular-se em curso de Educação Profissional Técnica (Educação de Jovens e Adultos, Integrado e Subsequente) - IFSUL

- Matricular-se em curso de Educação Superior de Graduação (Licenciatura, Tecnologia e Bacharelado) - IFSUL

Passo 4 - Clique em Iniciar.

Passo 5 - Selecione o Edital para o qual você foi aprovado e clique em “Enviar”.

Passo 6 - Preencha os dados solicitados.
- Observe os campos obrigatórios, os quais são assinalados por um asterisco (*) e aqueles que precisam fazer o upload de arquivo (cópias digitais). Atente-se para as etapas exclusivas e obrigatórias para candidatos aprovados nas cotas, ler com atenção as informações sobre a documentação necessária. Obs: Nome e parentes do responsável é obrigatório para menor de idade.
- A etapa 3 é exclusiva e obrigatória para candidatos aprovados em cota de baixa renda. Ler com atenção as informações sobre a documentação necessária.
- Na etapa 4 devem ser informadas deficiências, transtornos e superdotação.
- Preencher os dados solicitados na etapa 5.
- Na etapa 6 preencha os dados solicitados. Título de eleitor e carteira de reservista não são obrigatórios para candidatos menores de idade.
- Na última etapa do preenchimento, o candidato precisa assinalar a confirmação de algumas declarações: indicando estar ciente das normas institucionais e implicações legais das informações prestadas, além da confirmação da veracidade das informações preenchidas.

Passo 7 - Após assinalar a confirmação das declarações solicitadas e clicar em “Enviar”, o sistema exibe uma mensagem indicando que a solicitação da matrícula foi concluída com sucesso pelo candidato. Agora, basta aguardar a avaliação das informações fornecidas pela Secretaria Acadêmica do Câmpus responsável pela oferta dos cursos e avaliar o status da solicitação.

 

Para acompanhar a avaliação você pode acessar o cadastro através de um dos links do Passo 3 e acessar a opção Minhas Solicitações.

Na etapa de validação das informações preenchidas, podem ser identificados problemas ou inconsistências pela Secretaria Acadêmica do campus. Nesse caso, será enviado um e-mail informativo para o endereço fornecido, solicitando alteração. Para corrigir os problemas você deve acessar o sistema através do link enviado para o e-mail e corrigir as informações solicitadas.

Importante: Só irão aparecer como disponíveis para a correção os dados que estiverem incorretos.

Após o ajuste enviar novamente as informações e aguarde a análise pela Secretaria Acadêmica do campus.

NÃO ESQUEÇA DE ACOMPANHAR o status da situação da sua solicitação.

Não havendo mais problemas nas informações fornecidas, a matrícula é processada e o status da sua solicitação passa para “Atendido”.

Qualquer dúvida, entre em contato com a Coordenadoria de Registros Acadêmicos do campus, pelo e-mail:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

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