Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Cursos > Cursos de Extensão
Início do conteúdo da página

Cursos de Extensão

Escrito por Campus Novo Hamburgo | Publicado: Sexta, 11 de Janeiro de 2019, 12h26 | Última atualização em Terça, 15 de Fevereiro de 2022, 10h56 | Acessos: 24439

 

Cursos em andamento

Curso de Idiomas

Cursos de inglês e espanhol à distância ofertados pelo IFSul, com turmas que vão do nível básico ao avançado das línguas. O Curso de Idiomas FIC é uma ótima opção para quem deseja aprender uma língua estrangeira, mas busca flexibilidade para aliar aprendizado e compromissos do dia a dia.

Clique aqui para saber mais sobre o curso.

Reparador de eletrodomésticos

Por meio da capacitação em segurança do trabalho, eletricidade, eletrônica, técnicas de manutenção e empreendedorismo, o concluinte do curso Reparador de Eletrodomésticos do Instituto Federal poderá realizar reparo dos seus próprios eletrodomésticos, aumentar sua renda familiar ou tornar-se um empreendedor, seguindo procedimentos, legislação e normas técnicas, ambientais, de saúde e segurança.

Clique aqui para saiber mais sobre o curso.

 

 

Cursos encerrados

Auxiliar de Eletricista

O curso de extensão “Auxiliar de eletricista” visa qualificar profissionais para atuarem no setor produtivo de Novo Hamburgo e região, desenvolvendo e difundindo conhecimentos científicos e tecnológicos na área da manufatura. A qualificação do profissional proporcionará a geração de trabalho e renda, bem como a emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional.

Período de realização: 26/07/2017 a 22/12/2017

Ministrantes: Rocelito Lopes de Andrade, Gabriel de Borba Luche e Yuri das Neves Valadão

Carga horária do curso: 180 horas

Conceitos básicos de linguagem C

Esse projeto de ensino foi elaborado a partir da observação das dificuldades apresentadas pelos estudantes na aprendizagem dos conceitos apresentados na disciplina de Lógica de Programação. Por isso, visando melhorar o desempenho dos estudantes, decidiu-se ofertar um curso almejando dar um maior apoio aos alunos em relação a esse conteúdo.

Ministrante: Gabriel Borba de Luche

Curso de Conversação em Inglês

Essa ação extensiva visa proporcionar conhecimentos intermediários e avançados de inglês para uma comunicação efetiva na língua em questão. Além de tópicos de gramática e de vocabulário, serão enfatizadas possíveis práticas de conversação.

Período de realização: 01/8/2017 a 26/09/2017

Ministrante: Camila de Bona

Carga horária do curso: 9 horas

Curso preparatório para o vestibular do curso técnico integrado ao Ensino Médio do câmpus avançado Novo Hamburgo

Essa ação extensiva ofertará aulas de Matemática, Língua Portuguesa e História para estudantes do nono ano do Ensino Fundamental que têm interesse em ingressar no curso técnico integrado ao Médio do câmpus avançado Novo Hamburgo.

Período de realização: Anualmente de agosto a dezembro, no período da tarde.

Período de inscrição: Anualmente no mês de junho.

Ministrante: Carla Cristiane Martins Vianna, Erivelto Bauer de Matos e Rodrigo Dias.

Carga horária do curso: 3 vezes por semana.

Diálogos entre a Matemática e a Pedagogia

Esse curso de extensão visa propor uma formação que possa auxiliar os professores em suas tarefas de ensino de Matemática desenvolvidas diariamente nas escolas em que trabalham.

Período de realização: 01/08/2017 a 15/12/2017

Ministrante: Juneor dos Santos Brehm

Carga horária do curso: 60 horas

IFSul e Ação Encontro - estimulando a aprendizagem através da robótica educacional

Esse projeto busca proporcionar aos educandos a construção do raciocínio lógico através do trabalho com robótica educacional subsidiado pelos kits Lego Mindstorms e Kit Attos. O projeto será desenvolvido com estudantes das escolas públicas de ensino fundamental e médio do bairro Santo Afonso, situado no município de Novo Hamburgo, assistidos pelo espaço Ação Encontro.

Período de realização: 03/4/2017 a 22/12/2017

Ministrante: Erivelto Bauer de Matos

Carga horária do curso: 4 horas semanais

IFSul e Ação Encontro - monitoria de Matemática

Tendo como cenário o panorama de dificuldades em ciências exatas e raciocínio lógico apresentado pelos estudantes do Ensino Fundamental, principalmente aqueles de vulnerabilidade social. Esse projeto busca proporcionar aos educandos a construção do raciocínio lógico e matemático através de um estudo mais individualizado acerca de suas vivências na aprendizagem pelo ensino da matemática. O projeto será desenvolvido com estudantes das escolas públicas do ensino fundamental do bairro Santo Afonso, situado no município de Novo Hamburgo, assistidos pelo espaço Ação Encontro.

Período de realização: 07/4/2017 a 22/12/2017

Ministrante: Juneor dos Santos Brehm

Carga horária do curso: 4 horas semanais

Inglês Básico - Módulo II

O curso em questão é uma oportunidade para a formação pessoal e profissional de jovens e adultos da cidade de Novo Hamburgo. A potencialização de formação de recursos humanos com habilidades linguísticas mais apuradas é necessária tendo em vista o processo globalizante em que vivemos. O curso de inglês básico visa à capacitação inicial para formar profissionais capazes de realizar atividades que envolvam o uso do Inglês como segunda língua.

Período de realização: 31/07/2017 a 27/09/2017

Ministrante: Camila de Bona

Carga horária do curso: 27 horas

Operador de fresadora com comando numérico computadorizado

O curso de extensão “Operador de fresadora com comando numérico computadorizado” visa qualificar profissionais para atuarem no setor produtivo de Novo Hamburgo e região, desenvolvendo e difundindo conhecimentos científicos e tecnológicos na área de manufatura.

Período de realização: 22/5/2017 a 20/10/2017

Ministrante: Cássio Dauber

Carga horária do curso: 200 horas

O texto no contexto: o estudo do texto dissertativo-argumentativo

A compreensão de textos dos diversos gêneros textuais e a autonomia resultante do domínio dos meios da expressão escrita são essenciais tanto para uma formação humanística quanto para uma educação cidadã. Considerando a importância, portanto, do desenvolvimento dos conhecimentos linguísticos dos estudantes, essa ação extensiva pretende exercitar a leitura e a produção textual em encontros destinados à análise, ao debate e à escrita de textos dissertativos-argumentativos sobre diferentes temáticas voltadas à reflexão sobre a sociedade contemporânea.

Período de realização: 13/4/2017 a 14/12/2017

Ministrante: Carla Cristiane Martins Vianna

Carga horária do curso: 84 horas

registrado em:
Fim do conteúdo da página