Você está aqui: Página inicial > Sobre o Câmpus Novo Hamburgo

Sobre o Câmpus Novo Hamburgo

Escrito por Campus Novo Hamburgo | Publicado: Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 14h40 | Última atualização em Quarta, 26 de Dezembro de 2018, 17h02 | Acessos: 4916

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia atuam com foco na Educação Profissional de forma transversal na Educação Básica, por meio do Ensino Médio, de modo integrado, concomitante e articulado ou subsequente, na Educação de Jovens e Adultos, na modalidade PROEJA, verticalizando sua atuação para Cursos da Educação Superior, com tecnólogos, bacharelados e licenciaturas, possuindo a autorização de também atuar nos contextos da Pós-Graduação (lato e stricto sensu).

Atualmente, em virtude da terceira fase planejada através do Plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, este Instituto (IFSul) conta com a capilaridade de 14 câmpus, e em Novo Hamburgo a instituição faz-se presente desde 2014 através do Câmpus Avançado Novo Hamburgo. O Câmpus atua no município com o intuito de trabalhar no desenvolvimento da educação profissional por meio de atividades de ensino e extensão que contemplem as áreas temáticas ou especializadas, prioritariamente através da oferta de cursos técnicos e de cursos de formação inicial e continuada.

Nesta direção, o Câmpus Avançado de Novo Hamburgo iniciou sua implantação, em 2014, com a oferta de 161 vagas de cursos de formação inicial e continuada (FIC) pelo PRONATEC-Bolsa Formação e de 120 vagas de cursos técnicos vinculados ao Programa Profuncionário, sendo estes cursos destinados para servidores da educação ligados as redes municipal e estadual. Ainda, preocupado com a gestão democrática e em atender as demandas locais realizou audiências públicas e pesquisas, ouvindo a comunidade, as entidades de classes e convidando-os a participar ativamente, na tomada de decisão referente a escolha do primeiro curso técnico institucional do Câmpus.

No dia 26 de março de 2015 iniciaram as atividades letivas do curso Técnico em Mecatrônica na modalidade Subsequente, escolhido de forma participativa e democrática, afirmando, desta maneira, que a instituição se instala no município com foco em contribuir na qualificação sócio educacional das comunidades hamburguesa e da região do vale dos sinos.

O início das atividades na sede do câmpus foi marcado por uma aula inaugural. O evento contou com a presença do Reitor do IFSul, Marcelo Bender Machado, do pró-reitor de Gestão de Pessoas, Nilo Moraes de Campos, representantes da administração municipal, bem como colegas do câmpus Sapiranga e Sapucaia do Sul.