Home separador Projetos de Ensino

Projetos de Ensino

Monitoria de Matemática para os estudantes do curso técnico em Mecatrônica

Esse projeto visa dar suporte ao curso técnico em Mecatrônica do câmpus avançado Novo Hamburgo nos conceitos básicos e resolução de problemas de Matemática, que é a base nas disciplinas técnicas.

Período de realização: de agosto a dezembro de 2017.

Ministrante: Júneor dos Santos Brehm

Carga horária do curso: Aulas às terças-feiras das 18:00 às 21:30.

Inglês aplicado à leitura de textos técnicos

Esse projeto tem o intuito de proporcionar conhecimentos básicos e intermediários de inglês para uma comunicação efetiva na língua em questão, principalmente no que diz respeito à leitura de textos técnicos na área de Mecatrônica.

Período de realização: agosto e setembro de 2017.

Ministrante: Camila de Bona

Carga horária do curso: 40 horas

Projeto Argumento: leitura e escrita

A compreensão de textos dos diversos gêneros textuais e a autonomia resultante do domínio dos meios da expressão escrita são essenciais tanto para uma formação humanística quanto para uma educação cidadã. Considerando a importância, portanto, do desenvolvimento dos conhecimentos linguísticos dos estudantes, esse projeto de ensino pretende exercitar a leitura e a produção textual em encontros destinados à análise, ao debate e à escrita de textos dissertativos-argumentativos sobre diferentes temáticas voltadas à reflexão sobre a sociedade contemporânea.

Período de realização: 03/8/2017 a 07/12/2017

Ministrante: Carla Cristiane Martins Vianna

Carga horária do curso: 15 horas

Revisando Biologia para o Vestibular: abrindo uma janela para a universidade

A proposta geral do curso é dar a possibilidade aos alunos de escolas públicas de revisarem os conteúdos de Biologia, contribuindo na sua preparação para o Vestibular da UFRGS. O curso será uma ferramenta importante para avaliar a trajetória dos alunos que estão concluindo ou já concluíram o Ensino Médio. Serão abertas 25 vagas para cada turno (manhã e tarde), com frequência de duas vezes por semana, perfazendo 50 vagas. Serão desenvolvidas diversas atividades, como aulas expositivas, vídeos, exercícios, simulados, resolução de provas, plantões. A iniciativa almeja diminuir as desigualdades sociais da região, aumentando as oportunidades de ingresso a universidades federais para o público de baixa renda.

Período de realização: 13/11/2017 a 21/12/2017

Ministrante: Daniel Meyer

Carga horária do curso: 36 h de aula por turma (duas turmas)