Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudante do Ensino Médio Integrado do Câmpus Avançado Novo Hamburgo apresenta resultados de projeto pesquisa em evento da região sul
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudante do Ensino Médio Integrado do Câmpus Avançado Novo Hamburgo apresenta resultados de projeto pesquisa em evento da região sul

A pesquisa tematizou Gênero e Educação.

  • Publicado: Terça, 18 de Mai de 2021, 10h18
  • Última atualização em Terça, 18 de Mai de 2021, 10h18

Na última sexta-feira, dia 14 de maio, a estudante Ana Beatriz Tubino, do curso Técnico Integrado em Mecatrônica do IFSul – Câmpus Avançado Novo Hamburgo, apresentou o artigo “Gênero na Educação Profissional e Tecnológica: participação das mulheres em um curso Técnico em Mecatrônica”, no I Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica, em meio a professores, doutorandos e mestrandos.

O artigo é um desdobramento do projeto de pesquisa contemplado pelo Edital PROPESP 03/2019, do IFSul, com uma bolsa de Iniciação Científica a partir de recursos da instituição. A pesquisa, coordenada pelo professor Nei Fonseca, foi desenvolvida pela Ana Beatriz e pela equipe de servidores e estudantes do Câmpus: Igor Armindo Rockenbach, Rodrigo Dias, Laís Basso, Nayane de Castro Diaz (bolsista voluntária), Marcus Eduardo Maciel Ribeiro e José Vitor Müller da Silva.

Segundo Ana Beatriz, “a experiência na participação do projeto foi, realmente, uma aprendizagem e oportunidade para iniciar-se na pesquisa. Desde a etapa de estudos para a construção do projeto e do referencial teórico até a realização e análise das entrevistas semiestruturadas”.

O coordenador Nei Fonseca destaca “o comprometimento de toda a equipe executora e a importância de Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica, para a aprendizagem de estudantes do Ensino Médio Integrado sobre metodologias de pesquisa, bem como para a produção de ciência e para o desenvolvimento do pensamento crítico”.

O artigo publicado sinaliza como imperativo o exercício de compreender, ampliar e qualificar o espaço das mulheres na EPT; identifica latência e potencialidade em diferentes dispositivos de resistência para o enfrentamento das opressões, reconhecidas ou naturalizadas. Resistências que possuem como ponto central o diálogo, a conscientização sobre desigualdades sociais, a ocupação e criação de espaços em que todos e todas são respeitados, a incorporação da temática gênero às práticas pedagógicas e ao currículo, o fortalecimento dos princípios da formação humana integral, a representatividade e a sororidade. Tais possibilidades prosperam na constância, na vigilância cotidiana e na intencionalidade de provocar uma formação permanente na comunidade acadêmica sobre opressões, subestimadas e ignoradas. Para saber mais sobre o artigo completo, basta acessar: https://www.even3.com.br/anais/sept2021/331583-genero-na-educacao-profissional-e-tecnologica--participacao-das-mulheres-em-um-curso-tecnico-em-mecatronica/

registrado em:
Fim do conteúdo da página