Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Nova diretoria do Grêmio Estudantil do Câmpus Novo Hamburgo toma posse hoje, 22/08/2022

Chapa “Nick Tesla” foi eleita pelos estudantes com 75% dos votos válidos e assume a diretoria da entidade até 2024.

• Publicado: Segunda, 22 de Agosto de 2022, 18h30
  • Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2022, 18h30

O Grêmio Estudantil do IFSul Novo Hamburgo terá uma nova diretoria a partir desta segunda-feira (22/08). Toma posse a chapa “Nick Tesla”, que estará à frente da segunda gestão da história da entidade estudantil do câmpus.

Duas chapas concorreram ao pleito, cada uma com 11 estudantes. Seus membros participaram de debates e campanhas em sala ao longo do último mês.

A votação aconteceu na última terça-feira (16/08), com 168 estudantes votantes, entre os três turnos das modalidades do Curso Técnico em Mecatrônica. A chapa 1 foi declarada eleita com 118 votos, conta 39 da chapa 2. Foram 11 votos em branco ou anulados. A oficialização do resultado foi publicada pela Comissão Eleitoral.

WhatsApp Image 2022 08 22 at 18.18.41

Um dia antes da votação, o agora ex-presidente do Grêmio Estudantil, Diogo Ramos, fez um comunicado de despedida aos estudantes via Instagram. “Meu desejo é de que o Grêmio Estudantil tenha uma voz própria, independente e que tome suas decisões ouvindo os estudantes do câmpus”, afirmou.

Tomam posse os estudantes:

I.     Presidente: Guilherme Alcebíades Weis da Silva, 211
II.    Vice-presidente: Bianca Sophye dos Santos, 311
III.   Secretário-geral: Guilherme Bernich Guazina Lopes, 221
IV.   Primeiro Secretário: Mikaelo Ribeiro da Silva, 121
V.    Tesoureiro-geral: Thaylor Lambrecht Terra, 211
VI.   Diretora de Saúde e Meio Ambiente: Vitória Silva de Oliveira, 311
VII.  Diretora de Mulheres: Cecilia Vergamini dos Santos, 111
VIII. Diretora de Diversidade e Cultura: Letícia Wickert, 111
IX.   Diretor de Imprensa: Fábio Rafael Onofre, 211
X.    Diretor de Esportes: Guilherme Henrique Schabarum da Costa, 221
XI.   Diretor de Mecatrônica: Gustavo dos Santos Klein, 311

As propostas da chapa Nick Tesla incluíam interséries, foco na integração de novos alunos de Mecatrônica e maior participação na comunidade acadêmica.

Histórico

A primeira gestão do Grêmio Estudantil Marielle Franco, chamada “Gestão Unificada”, tomou posse em 2 de julho de 2019, após uma eleição conturbada e a unificação das duas chapas que concorriam ao pleito. Antes da pandemia de COVID-19, a entidade organizava campeonatos, estandes em eventos e uma publicação mensal jornalística.

Por conta do isolamento social e da impossibilidade de haver atividades acadêmicas presenciais, a eleição da entidade teve de ser adiada em 14 meses. Com a formatura das duas presidentes ao final do ano letivo de 2021, o cargo foi transferido para o antigo Diretor de Imprensa a fim de complementação de mandato e realização de novas eleições.

O processo eleitoral começou em 26 de julho, com a publicação do Regimento das Eleições e a escolha da Comissão Eleitoral, em assembleia geral. Esse processo foi acompanhado de perto por entidades estudantis estaduais e os antigos membros remanescentes da Gestão Unificada.